Uma equipe da FUNAI está na sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), localizada no município de Camacã, para dar continuidade aos pagamentos de indenizações por benfeitorias de boa fé dos ex-ocupantes da Terra Indígena Caramuru Paraguassu, localizada nos municípios de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia.

De acordo com Coordenador Geral de Assuntos Fundiários André Luiz Welter os recursos financeiros ofertados pela Comissão de Pagamento/Coordenação Geral de Assuntos Fundiários/Diretoria de Proteção Territorial/FUNAI são aproximadamente doze milhões de reais. “Esse é o maior valor disponibilizado em um único ano pela FUNAI para essa finalidade e possibilitará o pagamento de indenizações a trinta ex-ocupantes não indígenas considerados de boa-fé. A ação de indenização é de fundamental importância para pacificação de conflitos, que estão adormecidos, mas só serão definitivamente sanados com a efetivação dos pagamentos das indenizações para que os afetos à demarcação sigam em frente suas vidas e os indígenas Pataxó Hã Hã Hãe usufruam em paz das suas terras demarcadas.”, informou André.

Uma das condições para a efetuação de pagamentos pela Comissão de Pagamento da FUNAI é comparecimento dos convocados e a habilitação com as documentações exigidas. Caso os convocados não compareçam ou não estejam habilitados o pagamento  será destinado aos próximos da lista, que está organizada por ordem de prioridade do menor para o maior valor de indenização, conforme estabelecido em normativo da FUNAI.

.

De acordo com o Presidente do CIMA Antônio Valete quando a causa for em prol da comunidade regional o CIMA estará sempre a disposição. “Nós ficamos felizes em poder colaborar de forma efetiva com uma ação tão importante. As indenizações trazem uma série benefícios à região, uma vez que, o volume de recursos é expressivo e ficará com pessoas, que em sua maioria, habitam os municípios da região sul baiana favorecendo a nossa economia” completou Valete.

Edital de convocação

Lista dos convocados