Consórcios

Prospecção de Políticas Públicas e aumento de receitas próprias é tema de reunião no CIMA.

O Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Prefeito de Jussari Antônio Valete, o Presidente da AMURC e Prefeito de Itajuípe Marcone Amaral, os prefeitos de Santa Luzia Fernando Brito, de Camacã Paulo do Gás, de Buerarema Vinícius Ibrann, o Vereador Domingos Junior, representantes das prefeituras de Mascote, Canavieiras e Arataca e os Secretários Executivos Luciano Veiga e Maciel Azevedo receberam nesta terça-feira (08), na Casa dos Conselhos de Camacã, município sede do CIMA, o Dr. Harrison Leite, Advogado Especializado em Direito Tributário e sua equipe, para a apresentação um sistema de gestão pública inovador que visa o planejamento e diagnóstico conjunto entre técnicos e gestores municipais.

O Advogado Harissom Leite demonstrou a necessidade de se conhecer o município de forma aprofundada, a partir de dados concretos, para assim desenvolver um modelo eficiente de gestão fiscal. “Para viabilizar a modernização tributária e urbanística e consequentemente ajudar no aumento das receitas próprias de cada município é preciso ser detentor de uma série de diagnósticos que facilitam todo o planejamento da gestão e é essa automação que a plataforma nos proporciona”, informou.

Já o Presidente do CIMA Antônio Bandeira Valete vislumbrou a necessidade de levar esse conhecimento para outros municípios da região através da AMURC, que conta hoje com trinta e dois municípios consorciados, incluindo os municípios do CIMA. “A tecnologia é uma ferramenta fantástica e necessária para a gestão publica municipal e a plataforma que nos foi apresentada com certeza será muito útil para nossos municípios, mas precisamos pensar isso de uma forma conjunta, levando em conta as particularidades de cada município”, ressaltou Valete.

Marcone Amaral Presidente da AMURC se colocou a disposição para já na próxima semana levar a pauta para ser apresentada aos prefeitos que compõem AMURC, tendo em vista que esse será um instrumento de gestão útil não só para o setor fiscal e tributário, mas principalmente para o planejamento de políticas públicas mais eficientes.

Já o Secretário Executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul CDS-LS. Luciano Veiga ressaltou a importância de que, em caso de implantação da plataforma pelos municípios, um treinamento específico seja realizado para que os municípios tenham autonomia e que a ferramenta de fato venha a ser um instrumento de desenvolvimento.