Hoje, 20/02/2020 encerra a ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), voltada para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos nos Territórios de Identidade, que está sendo realizada na sede do Cima. Formação voltada para a elaboração dos projetos de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Floresta Cacau, com facilitadores da Agência do Banco do Nordeste (BNB) de Camacan. O encontro acontece na sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), no município de Camacan, Território de Identidade Litoral Sul.

O coordenador da Bahiater/SDR, Marcos Vinícios Oliveira, que atua no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Litoral Sul, explica que a partir da capacitação os técnicos passam a ser multiplicadores nesse processo de elaboração dos projetos: “A iniciativa é um grande ganho para o território e a expectativa fantástica com relação à possibilidade de acesso ao crédito para o agricultor e a agricultura familiar”.

O objetivo é orientar técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater), da Bahiater, de entidades contratadas pelo Governo do Estado, via Chamada Pública da Bahiater e dos municípios do Litoral Sul, na elaboração dos projetos de financiamento Pronaf para implantação e renovação das áreas de cacau em sistemas agroflorestais. E que atuam em cooperativas como a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (Cooperast) e Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba).

Maciel Azevedo, secretário-executivo do CIMA, explicou que a formação acontece após um processo de mobilização, para fomentar projetos, que possibilitará o acesso ao crédito para agricultores da região: “É uma formação muito importante, com a Bahiater, o banco BNB e o CIMA de mãos dadas para trazer em melhorias para nossa região”.

De acordo com o gerente da Agência do BNB de Camacan, Lenoel Muniz, uma das finalidades da formação é nivelar procedimentos e dar condições para que a agência consiga ter elaboradores que atendam a agricultura familiar: “Existe uma defasagem na parte de elaboração de projetos e nós temos uma demanda muito forte dentro da agência e a importância desse evento é que a gente consiga formar multiplicadores para os produtores terem acesso aos financiamentos do Banco do Nordeste e outros bancos de uma forma geral, com recursos bem menores, para que consigam ter sua atividade produtiva”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *