O Presidente do  Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Prefeito de Jussari Antônio Bandeira Valete, o Vice-Presidente do CIMA e Prefeito de Camacã Paulo do Gás e o Prefeito de Santa Luzia  Fernando Brito estiveram no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília, onde participaram de uma reunião com o Assessor Especial do Ministério Aldo Dantas e  com a Coordenadora Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores Drª Valquíria Duarte Vieira Rodrigues  para buscarem investimentos em projetos que gerem trabalho e renda nos municípios consorciados.

O Consócio Cima é composto atualmente por dez municípios de pequeno porte, que juntos, possuem aproximadamente cento e oitenta mil habitantes.  Um dos principais problemas enfrentados pelos municípios está relacionado ao grande déficit do mercado de trabalho, na maioria desses municípios a Prefeitura Municipal é a maior empregadora, o que acaba aumentando consideravelmente os gastos com pessoal e algumas vezes, extrapolando os índices permitidos por lei.

De acordo com o Assessor Aldo Dantas a busca por novas alternativas deve ser atrelada as potencialidades de cada município. “A Região Sul da Bahia já foi uma grande produtora de cacau, mas viu que a monocultura não o caminho mais indicado, o que precisamos fazer é aproveitar o potencial agrícola regional e investir em culturas diferentes, além disso, juntos podemos viabilizar  treinamentos e a implantação de pequenas fábricas, o investimento no empreendedorismo seja ele rural ou urbano é um caminho a se seguir”.

O Presidente Antônio Valete voltou entusiasmado de Brasília e se reunirá com prefeitos, secretários e empreendedores urbanos e rurais na próxima segunda-feira (22), na sede do CIMA em Camacã, com a presença do o Assessor do MDR Aldo Dantas. “Temos buscado incansavelmente investimentos para desenvolver nossa região e vi de forma positiva o cenário de nos foi apresentado, a nossa região é rica em terras, tem um clima propício e sempre se destacou no cenário agrícola. Com o investimento em tecnologias, capacitações e a diversificação de culturas como o plantio de manga, cajá, banana, açaí e leguminosas, claro de acordo com as especificidades de cada município, poderemos sim voltar a crescer. Além disso, temos um grande potencial inexplorado como, por exemplo, o segmento têxtil como a confecção de peças de vestuário, artigos têxteis para o lar e uso doméstico, fabricação de roupa de praia e peças íntimas, e a indústria alimentícia com o processamento de alimentos, entre outros”.

Ainda em Brasília, os prefeitos participaram do Movimento Municipalista que contou também com a presença da Prefeita de Pau Brasil Bárbara Prado, do Prefeito de Itajú do Colônia Djalma Orrico e do Prefeito de Arataca Ferlú Mansur.