Com o objetivo de compartilhar conhecimento e buscar soluções para problemas enfrentados pelo sistema educacional nos municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), foi instituída a Câmara Técnica de Educação do CIMA, que tem como Diretora a Ex. Secretária de Educação do município de Una, Soelma Silva.

Após reunião realizada com os Gestores e Secretários de Educação na Sede do CIMA, em  Camacã,   Soelma  Silva segue realizando visitas técnicas aos municípios para apresentação da Câmara Técnica para o corpo gestor da educação  e para o levantamento de dados junto aos municípios para a construção das melhores estratégias na busca da melhoria do sistema de ensino municipal.

De acordo com a Diretora os municípios possuem um capital intelectual enorme e a troca desse capital intelectual é imprescindível para a melhoria da educação. “Em todas as visitas temos buscado entender a dinâmica da educação em cada município, bem como levantar os pontos positivos e negativos, para juntos, alcançarmos o melhor resultado. Temos problemas que são macro e abrangem a maior parte dos municípios consorciados como, por exemplo: construção do PME; Plano de Cargos e Salários; Acesso aos Programas Federais… Entretanto, também temos municípios que já conseguiram avançar nos mesmos assuntos, por isso a troca de experiência é tão importante”.

Nesta quarta-feira (18), Soelma esteve no município de Jussari que é referência na Construção do Plano Municipal de Educação (PME), recebida pela Secretária de Educação Karla Bispo, pela Coordenadora Maria Aparecida Rodrigues responsável técnica pelo PME e pela equipe gestora da Educação Básica de Jussari, a Diretora ficou entusiasmada com a organização e metodologia utilizada pelo município e além de se colocar a disposição para auxiliar no que for pertinente, já requisitou o auxilio dos profissionais para ajudar os municípios que precisam avançar no PME.

A Secretária Karla Bispo colocou sua equipe a disposição para auxiliar a Câmara Técnica no que for preciso. “A educação é feita principalmente através da troca de conhecimentos, nós aprendemos todos os dias, a nossa equipe é muito dedicada e a isso se deve o sucesso da nossa gestão, ficamos felizes em poder auxiliar os municípios do CIMA compartilhando as experiências exitosas que o município de Jussari possui”.

Já o Presidente do Consórcio CIMA Antônio Valete, ressaltou a necessidade entendermos os municípios do CIMA como um único corpo. “Se um município consorciado possui um problema, esse problema deve ser de todos nós, por isso, dentro das prioridades elencadas junto aos gestores municipais, a infraestrutura que compreende a melhoria das estradas, a agricultura, a Educação e a saúde estão  como pautas prioritárias. Já estamos com vários convênios em andamento para melhoria das estradas, também conseguimos apoio do Governo do Estado para a melhoria da estrutura física e aquisição de equipamentos para a Fundação de Saúde Mata Atlântica, que apesar de estar localizada em Camacã presta serviço para todos nós, estamos com programas de apoio a Extensão Rural e agora, com a Câmara de Educação, os municípios terão um fôlego a mais para a construção do melhor sistema educacional”.

O CIMA é composto por doze municípios, que juntos, possuem uma população de aproximadamente duzentos e vinte mil habitantes. As visitas técnicas da Câmara de Educação serão realizadas em todos os municípios consorciados.