Nesta quarta-feira (08), o presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) Antônio Valete, recebeu a visita da prefeita de Pau Brasil Bárbara Prado e de lideranças indígenas da Reserva Caramuru, que entre diversos pleitos, solicitaram melhorias nas estradas de acesso a reserva, que após o período chuvoso se tornaram intransitáveis.

De acordo com as lideranças, os problemas nas estradas tem impossibilitado até o acesso a saúde, uma vez que as ambulâncias não conseguem chegar. Outra preocupação é a locomoção das crianças até as escolas, já que o retorno as aulas se aproxima.

Outro pleito solicitado pelas lideranças, foi a disponibilização do carro pipa do CIMA para ajudar a diminuir os danos causados pela falta de água que a reserva tem enfrentado atualmente.

Diante da urgência dos pleitos, o presidente Antônio Valete e a prefeita Babi do Prado, se comprometeram a enviar o carro pipa em caráter emergencial na próxima semana, já em relação às estradas, todos se comprometeram a buscar auxílio dos governos Estadual e Federal, para conseguirem uma solução o mais rápido possível. “O CIMA não possui recursos próprios, trabalhamos em regime de cooperação através de convênios firmados entre o Governo do Estado e os municípios consorciados. Atualmente atendemos os doze municípios, tanto com a execução de convênios firmados para requalificação e manutenção das estradas, quanto com maquinários em situações emergenciais, não hesitamos em buscar soluções junto aos órgãos competentes para atendermos as necessidades dos municípios consorciados, que em sua maioria, enfrentam os mesmos problemas”, ressaltou o presidente.

As lideranças indígenas reforçaram que entendem as dificuldades enfrentadas pelos municípios, que sozinhos, não conseguem resolver todos os problemas e também se prontificaram a continuar ajudando na busca de soluções.