Nesta quinta-feira (09), os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) participaram de uma reunião extraordinária no município de Jussari, onde discutiram o planejamento de ações para adesão aos programas habitacionais, que segundo anuncio presidencial, serão retomados em todo país.

Durante a reunião os prefeitos assistiram a apresentação realizada pela empresa Grau Engenharia e Arquitetura que possui vasta experiência no ramo habitacional e puderam tirar dúvidas sobre o planejamento de ações que os municípios precisam realizar para estarem aptos a participarem dos programas.

O presidente do CIMA e prefeito de Jussari Antônio Valete e o Engenheiro Luciano responsável pela Regularização Fundiárias de Jussari, compartilharam a experiência exitosa do município, um passo importante para a titularidade de posse do território municipal. “A Regularização Fundiária é um marco no município de Jussari, hoje os nossos munícipes, que possuíam apenas documentos de compra e venda, passaram a possuir o título de posse de suas terras e legalmente conquistaram uma série de direitos. Os pleitos para construções de obras oriundas dos Governos Estadual e Federal também foram desburocratizados, porque agora temos a titularidade dos terrenos o que facilita todo o processo”.

Entre outros assuntos, os prefeitos discutiram sobre ações de melhoria das estradas, a formação de blocos para a realização de mutirões para resolução de problemas comuns, piso do magistério e da busca de convênios junto ao Governo do Estado.

A reunião contou com a presença dos prefeitos de Buerarema Vinicius Ibrann, de Pau Brasil Bárbara Suzete, de Arataca Ferlú Mansur, de Itajú do Colônia Djalma Orrico, de Mascote Arnaldo Lopes, de Una Tiago Birschner, de Camacã Paulo do Gás, de Jussari Antônio Valete, de vices-prefeitos e secretários municipais.
O CIMA é composto por doze municípios e atualmente cobre uma área de 8.500 Km² com características semelhantes tanto em aspectos geográficos quanto em problemáticas sociais e estruturais.