Preocupado com a problemática ambiental o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), tem realizado junto aos municípios consorciados, oficinas de Educação Ambiental  direcionadas às secretarias municipais para norteá-las quanto à construção do Plano Municipal de Educação Ambiental.

O Plano Municipal de Educação Ambiental é um documento norteador que deve reunir políticas públicas e ações concretas com o intuito de estimular, incentivar, apoiar a educação individual e coletiva voltada à recuperação, conservação e melhoria da qualidade de vida de todas as espécies, atendendo a realidade ambiental dos municípios e consequentemente da região.

De acordo com a Coordenadora do Projeto Gestão Ambiental Compartilhada  (GAC),  a  Engenheira Ambiental Mayara Araújo, as oficinas  foram realizadas nos municípios de  Canavieiras, Mascote  e Santa Luzia, mas serão realizadas nos doze municípios consorciados ao CIMA,  de acordo com a necessidade de cada um.

O Presidente do CIMA e Prefeito de Jussari Antônio Valete,  tem chamado atenção para as questões ambientais desde que assumiu a presidência do consórcio, em 2021, tendo em vista que os municípios estão localizados no bioma da Mata Atlântica. “Temos visto o desmatamento avançar e em consequência disso às mudanças climáticas, o assoreamento dos rios e a destruição da nossa fauna e flora, já sofremos com seca em alguns municípios que muitas vezes precisam ser assistidos com carros pipas, e com fortes chuvas em outros. Não podemos assistir tudo isso como meros espectadores, acreditamos na educação como principal vetor de transformação social e as futuras gerações precisam aprender a cuidar do meio ambiente, para quem sabe serem melhores do que estamos sendo”.

Através do consórcio os municípios têm trabalhado em conjunto para buscarem junto aos governos Federal e Estadual, soluções viáveis para os problemas que atingem a região, como melhoramento de estradas, aquisição de maquinários, cooperações técnicas, compartilhamento de capital intelectual e ações que visem o desenvolvimento regional.