O Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) é composto por doze municípios e uma das principais pautas do Presidente Antônio Bandeira Valete (PSD), tem sido a busca de projetos que visem desenvolver não apenas um município, mas a região e, com esse objetivo, foi protocolado junto a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) o Projeto “Rotas Estratégicas para o Presente e o Futuro Sustentável da Região Cacaueira da Bahia”, com foco neste primeiro momento  nos doze municípios do CIMA.

De acordo com o Presidente do CIMA Antônio Valete, a  proposta irá subsidiar o Programa de Desenvolvimento Federativo (PDF), que está sendo construído pela SUDENE e é destinado a Região Cacaueira da Bahia. “Temos convicção de que o projeto apresentado tem um grande potencial e atende não só a região do CIMA, mas,  todo o país, tendo em vista que temos outros estados produtores de cacau. O objetivo é começar com um projeto piloto, implantado inicialmente nos municípios consorciados ao CIMA e posteriormente, através dos demais consórcios expandi-lo para todo o estado da Bahia e quem sabe para o Brasil”.

O Projeto, que já recebeu vários elogios em órgãos governamentais de fomento ao desenvolvimento e a agricultura,  fornece um quadro para se pensar o futuro, prospectando a região para o desenvolvimento a partir da recuperação e estruturação da agricultura regional, mais especificamente da cacauicultura.