O Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia Josias Gomes esteve no município sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Camacã, nesta quinta-feira (25), para assinatura de convênios que irão beneficiar onze municípios consorciados.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal onde o Secretário foi recebido pelo Presidente do CIMA e Prefeito de Jussari Antônio Bandeira Valete, pelo Vice-Presidente  e Prefeito de Camacã Paulo do Gás, pelos Prefeitos Ferlú Mansur de Arataca, Arnaldo Lopes de Mascote, pelo Vice-Prefeito de Camacã Ray de Panelinha, pelo Ex Presidente do CIMA Antônio Guilherme, por vereadores, secretários municipais e equipe técnica do CIMA.

O Presidente do CIMA Antônio Valete, enalteceu a iniciativa do Governador Rui Costa, que, através dos convênios e parcerias,  tem fortalecido os consórcios e consequentemente os municípios e agradeceu o empenho do Secretário Josias Gomes, que tem buscado formas para melhorar a produção agrícola regional, gerando renda e desenvolvimento . “O Governador Rui Costa nos mostrou que unidos temos mais força para buscar novos pleitos junto aos governos, pois ao invés de representarmos apenas um município, passamos a representar um território. Desde então temos conseguido dar celeridade a pleitos antigos. O Secretário Josias Gomes tem apoiado os municípios através do consórcio com entregas importantes. Os convênios que foram assinados hoje são um exemplo disso, pois são de extrema importância para o desenvolvimento regional. Digo isso é porque esses convênios chegarão de fato a quem mais precisa que são os agricultores familiares e proprietários rurais através de assistência técnica, análise do solo, incrementos agrícolas, insumos, dentre outros”.

O Secretário Josias Gomes que é filho de agricultores trouxe entregas importantes e falou sobre a necessidade de sermos autossuficiente em produção agrícola. “ Nós importamos quarenta por cento dos ovos consumidos em nosso estado, isso significa que estamos tirando da nossa economia para investir em outra, precisamos mudar essa logística, somos grandes consumidores de derivados da mandioca, mas também não produzimos o suficiente, o que precisamos fazer é voltar a plantar, criar incentivos de permanência do homem do campo com investimento em tecnologia, em comunicação, em melhoramento do solo, dos meios de produção, do escoamento. Precisamos passar a seguir os padrões exigidos pelo mercado com o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados ou transformados para passarmos a vender mais e com um melhor preço”.

Seu Antônio  Guilherme, convidado de honra, esteve a frente do CIMA por oito anos e falou sobre  a diversificação das culturas.” No Oeste da Bahia temos um modelo agrícola  que funciona e precisamos seguir esses bons exemplos. Vamos fazer estradas e também oferecer assistência técnica para melhorar a produção e consequentemente a renda dos agricultores familiares”.

O Prefeito de Mascote Arnaldo Lopes chamou atenção para o papel dos proprietários rurais. “Os proprietários rurais precisam ser produtores, não adianta oferecermos todas as ferramentas para o desenvolvimento da agricultura se os donos na terra continuarem sendo coletores. Temos terras, temos clima, temos mão de obra, iremos ter assistência técnica, mas precisamos do envolvimento de todos. Só assim iremos aumentar a produção e entrar novamente na rota do desenvolvimento”.

Convênios assinados

O Projeto de Integração Produtiva do CIMA com Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER executada pelo Consórcio CIMA viabilizada pelo contrato de Assistência Técnica e Extensão Rural firmado com a SDR – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, através da BAHIATER, assistindo 1.260 agricultores familiares, distribuídos em onze municípios do Território de Identidade Litoral Sul: Mascote, Santa Luzia, Camacã, Canavieiras, Jussari, Pau Brasil, Itajú do Colônia, Arataca, São José da Vitória, Itapebi, e Una.

Através do convênio serão beneficiados sistemas produtivos como: o cacau, bovinocultura de leite, mandiocultura, piscicultura  e criação de galinha caipira  para produção de ovos.

Também foram assinados convênios para Regularização Fundiária e Serviço de Inspeção Sanitária Municipal.

O Secretário Josias Gomes já deixou pré-agendado um novo encontro em nossa região no mês de janeiro, dessa vez com a participação de todos os Secretários de Agricultura dos municípios consorciados, Técnicos do CIMA, produtores e proprietários rurais.

Fotos: Ascom Camacã