Inaugurado nesta segunda-feira (06), no município de Ilhéus, o Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio conta com 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e 25 de semi-intensiva tendo capacidade para atender urgências e emergências de toda a região.“Cada equipamento de saúde inaugurado é uma vitória para toda a região que é carente de leitos, principalmente no segmento materno-infantil. Apesar de estar localizado no município de Ilhéus o equipamento irá atender a todos os municípios da região”, informou o Presidente do CIMA e Prefeito de Jussari Antônio Valete.

Ainda em Ilhéus, o Presidente do CIMA participou de uma reunião com  a presença do Governador da Bahia Rui Costa, do Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, de prefeitos regionais  e de representantes do Consórcio de Saúde que cuida da Policlínica para tratar de assuntos referente a regulação e contratação de profissionais.

Aproveitando a oportunidade, Valete apresentou algumas demandas do consórcio referente à recuperação e melhoria de estradas em revestimento primário, priorizando a estrada de Santa Luzia a Canavieiras. O Prefeito de Una Thiago Birschner que também é consorciado ao  CIMA, apresentou um projeto para a construção de 12 km de estrada entre Una e São José da Vitória.

De acordo com o Presidente Antônio Valete a reunião foi produtiva e teve resultados positivos. “O Governador se comprometeu a atender o pleito realizado pelo Prefeito Thiago Birschner e também, a licitar o mais breve possível os serviços referente à estrada que liga Santa Luzia a Canavieiras. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar alguns projetos do Consórcio CIMA com diversas Secretarias Estaduais que visam dinamizar a economia regional”, completou Valete.

Composto pelos municípios de: Arataca, Camacã, Canavieiras, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia,São José da Vitória e Una.  O CIMA cobre uma área de 7.320,18 Km² envolvendo 10 municípios com características que se completam reunindo uma população de mais de 180.000 habitantes.