Uma reunião para discutir ações de fomento ao futebol, que é um sucesso nacional, foi realizada na manhã de terça-feira (14), na sede da Secretaria, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) em Salvador.

Convocada pelo secretário da SETRE Davidson Magalhães, a reunião contou com a presença do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, do vice-presidente da FECBahia, presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e prefeito de Jussari Antônio Valete, do Vice-presidente do CIMA e Prefeito de Camacã Paulo do Gás, de representantes da Federação Baiana de Futebol, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), de prefeitos e do deputado estadual e ex-jogador Bobô. Entre as pautas discutidas, a criação da Supercopa de Futebol dos vinte e sete territórios baianos, que poderá ter o seu modelo inspirado na Copa Cacau CIMA, realizada pelo Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, entre os doze municípios consorciados.

A ideia é realizar campeonatos nos vinte e sete territórios baianos através de seus respectivos consórcios e posteriormente uma Supercopa com vencedores de cada campeonato, dessa forma, os quatrocentos e dezessete municípios baianos terão a oportunidade de participar do campeonato.

O presidente do CIMA Antônio Valete, reforçou a necessidade de fomentar o esporte como instrumento de inclusão social e geração de emprego e renda. “A Copa Cacau CIMA veio para nos mostrar que juntos temos a possibilidade de realizar grandes campeonatos, envolvendo os desportistas locais e toda a comunidade, proporcionando aos munícipes entretenimento e desenvolvimento econômico gerado através das atividades realizadas durante o campeonato”.

De acordo com secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães a ideia é movimentar o esporte na Bahia. “Faremos talvez a maior supercopa de futebol do estado. Nunca nenhuma copa envolveu todos os municípios baianos. Então, com o apoio e articulação importante da UPB teríamos uma disputa dos campeões dos vinte e sete territórios da Bahia mais a capital”.