Com investimentos do Governo do Estado, através do Bahia Produtiva, em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), o projeto de implantação de galinheiros,  trás um novo olhar sobre possíveis viés econômicos a serem desenvolvidos nos municípios, levando esperança para os produtores regionais.

As visitas técnicas para mapeamentos das áreas de instalação já começaram  e, de acordo com Ingrid Morais, técnica do CIMA, as mulheres se mostraram entusiasmadas com a instalação dos galinheiros. “A instalação desses galinheiros é imprescindível para que a região consiga estimular o potencial produtivo das áreas, bem como promover a diversificação cultural e como consequência melhorar a qualidade de vida dos envolvidos. As mulheres possuem a inclinação natural para serem protagonistas desse projeto pela proximidade dos galinheiros com as residências e pela facilidade do manejo”.

Para o presidente do CIMA, Antônio Valete,  o projeto chega em uma ótima hora. “É preciso incentivar novos meios de produção no campo. A instalação dos galinheiros cria uma nova perspectiva  para quem mora na zona rural,  através da produção de ovos e de galinhas para o abate. Em relação a implantação nos municípios consorciados ao CIMA, o projeto será implantado inicialmente em alguns municípios, com a expectativa de expansão para os demais.  Esperamos  poder levar esse modelo de produção,  para o máximo de municípios possível diversificando a economia e proporcionando inclusão social”.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).