O presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) Antônio Bandeira Valete, aproveitou o Encontro Rotas do Desenvolvimento, realizado nessa sexta-feira (03) no município de Itabuna, organizado pelo CIMA, AMURC e pelo CDS – Litoral Sul, para entregar ao Assessor do Ministro do Desenvolvimento Sustentável Aldo Dantas, um importante documento que traça as Rotas Estratégicas para o Presente e o Futuro Sustentável da Cacauicultura Brasileira. O documento foi elaborado pela AMURC – Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, pelo CIMA, pelo Consórcio Municipal Baixo Sul  (CIAPRA), pelo Consórcio Municipal Litoral Sul  (CDS – LS) e pelo Instituto Chocolate e contem dez Medidas Emergenciais.

O encontro contou com a presença do Assessor do Ministro Rogério Marinho do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR), Aldo Dantas, do Assessor do Secretário de Agricultura da Bahia João Carlos, Thiago Guedes, do Presidente da AMURC e Prefeito de Itajuípe Marcone Amaral, do Vice-Presidente do CIMA e Prefeito de Camacã Paulo do Gás, da Prefeita de Pau-Brasil Babi do Prado, da Gerente Regional do SEBRAE Claudiana Figueiredo, do Superintendente da CEPLAC Waldo Brito, Vereadores, produtores rurais, representantes de instituições de ensino, pesquisadores, Secretários Municipais  e autoridades municipais, que juntos, discutiram as possíveis rotas para o desenvolvimento da região Sul da Bahia.

De acordo com o Presidente do CIMA o agronegócio é o caminho para o desenvolvimento da região, mas é preciso um trabalho conjunto  entre o Governo Federal, Estadual e Municipal “Todos concordamos que a saída para o desenvolvimento regional está no agronegócio, pois somos uma região rural, mas, para que isso aconteça é preciso que os investimentos cheguem a quem de fato trabalha no campo, só assim iremos ajudar gerar trabalho, renda, desenvolvimento  e diminuição do êxodo rural”.

O Assessor do Ministro, Aldo Dantas, destacou que estará levando ao ministério as demandas da região, no que diz respeito a investimentos estruturantes, e que já foi dado o start para a retomada da rota do cacau e do chocolate a partir de uma comissão formada por representantes de entidades regionais. “Hoje estou aqui para ouvir vocês, para invertermos a pirâmide, pois entendemos que os municípios é que podem nos mostrar o caminho a ser seguido. Sou dessa região e vivi os áureos tempos da cacauicultura, entendemos que precisamos retomar a rota do cacau, mas dessa vez, faremos o dever de casa investindo também em outras culturas”.

O Vice-Presidente do CIMA e Prefeito de Camacã Paulo do Gás chamou a atenção para a valorização da região que já foi responsável pelo maior Pib do estado. “A cacauicultura já foi a principal cultura da Bahia, era sinônimo de riqueza e ainda temos potencial produtivo, precisamos apenas de um olhar diferenciado, de investimento em tecnologia, de assistência técnica e de um trabalho voltado para o produtor”.

O Presidente do CIMA reforçou a necessidade de fazer com que os investimentos cheguem até os municípios e os produtores rurais. “Muitos dos investimentos no agronegócio brasileiro chegam apenas aos grandes produtores ou a grandes cooperativas, mas é nos municípios que os maiores problemas se encontram, é nos municípios que estão os pequenos produtores, que  endividados, não conseguem retomar as lavouras, são os municípios que estão   encolhendo em consequência do êxodo rural ,por isso, o que pedimos é que se invista nos grandes, mas que parte desses investimentos cheguem a quem de fato mais precisa. Hoje nossos municípios possuem governança, nossos consórcios estão fortalecidos e  estamos dispostos a buscar uma solução conjunta para de fato voltarmos a crescer”.