Uma reunião  entre o Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Prefeito de Jussari Antônio Bandeira Valete e o Prefeito do Município de Arataca Ferlú Mansur, foi realizada nesta quinta-feira (26), para discussão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos que será realizado via consórcio e implantação de um projeto conjunto de revitalização e preservação das nascentes que alimentam os rios dos dois municípios, principalmente o Rio Aliança localizado em área pertencente ao município de Arataca o Rio Piabanha localizado em Jussari.

De acordo com o Prefeito Valete a possibilidade de escassez de água potável deve ser uma preocupação da geração atual. “Se não queremos ter problemas futuros, precisamos cuidar das nascentes hoje, infelizmente já temos vivenciado períodos de seca extrema, que ocorrem principalmente devido ao aumento do desmatamento e poluição dos rios e de seus afluentes. Precisamos nos preocupar com o que iremos deixar para nossos filhos e netos, a morte de um rio gera a morte de todo um ecossistema, sem contar que é de fato um crime, sem água não temos como plantar, criar animais, a fauna e a flora não sobrevivem e nós também não”.

O Prefeito de Arataca Ferlú Mansur ficou entusiasmado com a proposta e se colocou a disposição para começar os trabalhos. “Precisamos cuidar do que é nosso muitas vezes não nos damos conta da gravidade do problema causado pelo desmatamento, mas, a cada dia esses problemas chegam mais perto de nós, já temos visto muitos municípios sofrendo com a falta de água e já que temos nascentes, rios, afluentes, cachoeiras e um ecossistema rico, precisamos cuidar”.

O Município de Jussari possui uma vasta área de Mata Atlântica incluindo uma (RPPN) a Reserva Natural Serra do Teimoso, que em 2004 foi reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, já no Município de Arataca está localizado o Parque Nacional da Serra das Lontras, um parque nacional brasileiro criado em 11 de junho de 2010 com aproximadamente 11.343,69 hectares de área preservada.

Os municípios irão realizar o georreferenciamento de todas as áreas que margeiam os rios e que contem nascentes, para iniciarem o processo de revitalização e parceria entre os municípios e os proprietários rurais que possuem nascentes e afluentes em suas propriedades.