Representando o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e a AMURC com o objetivo de buscar alternativas para o fortalecimento da cacauicultura na região, o Presidente do CIMA Antônio Bandeira Valete participou de um encontro em Recife, com o superintendente da Sudene, general Araújo.

Na oportunidade, foi apresentado o projeto Rotas Estratégicas para o Presente e o Futuro Sustentável da Cacauicultura Brasileira, Pacote Tecnológico Cacau 500 + Sustentável, Desenvolvimento Socioeconômico do Sul da Bahia.

O superintendente da Sudene, general Araújo Lima, reconheceu a importância de investir na qualificação da estrutura produtiva da cadeia econômica do cacau na região, destacando que os empreendedores locais podem contar com as linhas de crédito dos fundos regionais FDNE e FNE, além dos incentivos fiscais.

O superintendente argumentou que iniciativas da Sudene como o Projeto de Desenvolvimento Federativo podem ser alternativas para levantar necessidades dos municípios e empreendedores e buscar apoio institucional e viabilizar iniciativas de fomento à economia local.

Além da cacauicultura foram discutidos temas como a melhoria das estradas que são as principais vias de escoamento da produção e da criação de área para implantação de empresas nos municípios.