Em assembleia extraordinária realizada nesta quinta-feira (19), na sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), no município de Camacan, os gestores que integram o consórcio e/ou seus representantes discutiram sobre a construção do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que será construído de forma integrada através do CIMA e ao mesmo tempo individualizada respeitando cada particularidade municipal.

Participaram da Assembleia o Presidente do CIMA e Prefeito de Jussari  Antônio Valete, o Vice-Presidente do CIMA e Prefeito de Camacan Paulo do Gás, o Prefeito de Santa Luzia Fernando Brito, o Prefeito de Itajú do Colônia Djalma Orrico, a Prefeita de Pau Brasil Bárbara Suzete (Babi), o Secretário de Administração de Camacan Gildo Silva, o Secretário de Agricultura  de Mascote José Vicente, o Procurador de Santa Luzia Cariston Freitas, o Chefe de Gabinete de Pau Brasil José Fernando, a Engenheira Ambiental do CIMA Maiara Araújo, o Engenheiro  Diego Silva do município de Jussari, Luziano da Conceição  e Mateus Endhiger da Secretaria de Meio Ambiente de Una.

Desde 2014 o tema “resíduos sólidos” ganhou força no país e passou a ser um grande problema das gestões municipais, que sozinhas, não conseguem resolver o problema. Por esse motivo, o Presidente do CIMA Antônio Valete, levou para os gestores a sugestão de buscarem uma solução conjunta, atendendo as necessidades de cada município, mas com um trabalho integrado via consócio. A iniciativa foi aprovada pelos gestores, que terão a oportunidade de construir o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de forma assertiva, com uma equipe técnica qualificada, por um valor acessível.

O Biólogo Saulo Araújo – representante da empresa Oriens falou sobre os benefícios que o município irá adquirir a partir da construção do plano. “Os lixões são um grande problema dos municípios brasileiros e a sua manutenção pode implicar em problemas também para os gestores, inclusive, com implicações jurídicas. Ter um Plano de Resíduos Sólidos pronto irá qualificar os municípios para a busca de fundos de investimentos públicos e/ou privados, além de nortear o município no que diz respeito ao planejamento das ações de educação ambiental, revitalização de áreas degradadas, cadastro e qualificação dos catadores, implantação de coleta seletiva, implantação de indústria de compostagem, entre outros”.

Para o Presidente do CIMA e Prefeito de Jussari Antônio Valete  a busca por uma solução conjunta é a melhor alternativa para os municípios. “A Construção do Plano de Resíduos Sólidos de forma coletiva, consorciada, dá a cada município a possibilidade de começar a resolver o problema do lixo de forma planejada e sem custos exorbitantes. Não existe mágica para acabar com os lixões, é preciso criar mecanismos que viabilizem tanto as ações, quanto a busca por recursos e hoje, para buscarmos recursos que atendam a essa finalidade é preciso que o município possua o Plano Municipal de Resíduos Sólidos”.

O Plano Municipal de Resíduos sólidos irá beneficiar aproximadamente cento e oitenta mil munícipes que moram nos municípios consorciados, proporcionando a todos melhor qualidade de vida, com melhora nos índices de saúde, educação e renda.