O Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) Antônio Valete foi um dos convidados pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS), para discussão sobre o Marco Legal do Saneamento Básico do Sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (16), no Município de Itacaré-BA.

O evento, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul  tem como objetivo a busca por soluções para os lixões, saneamento básico e qualidade da água potável para as comunidades.

De acordo com o Presidente do CIMA Antônio Valete o problema com os resíduos sólidos não deve mais ser adiado. “Estamos buscando uma solução consorciada para resolver a questão dos resíduos sólidos, pois entendemos que embora cada município possua sua particularidade, precisamos unir forças em busca de soluções viáveis e de recursos federais e estaduais, para que de fato saiamos do âmbito da discussão e passemos para a ação”.

O evento que aconteceu no Restaurante Vila de São José, na praia de São José, teve início às 09h da manhã. Dirigido pelo  Prefeito de Itacaré e atual Presidente do (CDS) Antônio de Anízio,  contou com a participação do Secretário Nacional de Saneamento Básico Pedro Maranhão, de Luigi Longo Presidente do Instituto Movimento Cidade Sustentável, do Deputado Rosemberg Pinto, além de diversos prefeitos da região.

CIMA

Na última semana o assunto foi pautado pelos municípios consorciados ao CIMA em reunião realizada na sede do consórcio em Camacan.  Os prefeitos se mostraram empenhados na busca de soluções para resolver definitivamente o problema dos lixões em seus municípios e melhorarem a qualidade de vida da comunidade.