O presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e prefeito de Jussari Antônio Valete participou nesta terça-feira (02), no auditório da UPB, em Salvador, da cerimônia de comemoração dos quarenta anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

A empresa é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e ao longo de quatro décadas, se destaca pela atuação na execução de ações estratégicas para garantia do desenvolvimento sustentável, fortalecimento da economia dos municípios e democratização do acesso às políticas públicas para o rural baiano.

O evento contou com a presença de prefeitos, autoridades, secretários estaduais, presidentes dos consórcios, do vice-governador Geraldo Júnior e do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro que se emocionou várias vezes durante a cerimônia.

Jeandro Ribeiro agradeceu a presença de todos e reforçou o papel da companhia na luta contra a fome. “O governador Jerônimo Rodrigues nos colocou um desafio enorme que é acabar com a fome na Bahia, esse mal que retornou ao nosso país. Temos um horizonte de políticas públicas para enfrentar esse desafio gigante e reunimos aqui todos àqueles que fazem a CAR funcionar. Se tem um segmento da sociedade que pode ofertar alimento saudável e com qualidade para acabar com a fome na Bahia e no Brasil é a agricultura familiar, o povo da reforma agrária e os povos originários. Essas pessoas podem, sim, efetivamente produzir alimento para quem está em uma situação de insegurança alimentar grave”, afirmou o diretor-presidente.

O Presidente do CIMA  Antônio Valete,  parabenizou a CAR pelos 40 anos e enfatizou a importância dos consórcios na efetivação das ações. “Hoje é dia de comemorar, afinal de contas, são quarenta anos e  nós dos consórcios públicos estamos à disposição da CAR para auxiliarmos quanto aos investimentos, que precisa chegar a quem de fato produz e fomenta o desenvolvimento econômico nos municípios”, enfatizou.

Durante a cerimônia  o governo da Bahia anunciou, o aporte de 300 milhões de dólares em dois projetos voltados para a agricultura familiar, o Parceiros da Mata e Bahia que Produz e Alimenta.