Nesta sexta-feira (12), o presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), Antônio Valete e Erlon Botelho, estiveram no escritório da CODEVASF, em Brasília, onde em reunião com o senhor José Vivaldo Mendonça, Diretor de Revitalização na CODEVASF, trataram de estratégias voltadas para a revitalização da Bacia do Cachoeira em especial ao rios que passam nos municípios do CIMA como Piabanha, Colônia, Aliança entre outros e do projeto Cacau de Alta Produtividade, que além de ser viável economicamente também é aliado do meio ambiente proporcionando a preservação e recuperação da Mata Atlântica.

Foi solicitado ao órgão um projeto de saneamento básico para o Município de Jussari, um importante instrumento para a revitalização e despoluição do rio Piabanha, que hoje, infelizmente, ainda recebe rejeitos oriundos do esgoto doméstico.

Na condição de Presidente do CIMA  Antônio Valete apresentou o projeto de  produção de cacau com alta produtividade, um modelo que já tem sido implantado com êxito em alguns municípios e,  que pode ser replicado em todas as regiões produtoras de cacau, melhorando a qualidade do fruto, a produtividade, diminuindo os custos operacionais e transformando as regiões de forma economicamente viável e sustentável.

O Diretor José Vivaldo ficou entusiasmado com o que foi apresentado e  colocou-se a disposição para o mais breve possível, enviar os técnicos da CODEVASF  ao município de Jussari a fim de realizar uma avaliação para planejamento de ações e elaboração de possíveis projetos.

Sobre a CODEVASF

A partir da Lei nº 14.053, de 08 de setembro de 2020, a CODEVASF,  passou a atuar em todo o Nordeste brasileiro com a inclusão das bacias dos rios Jequitinhonha, Mucuri e Pardo e demais bacias hidrográficas e litorâneas dos Estados da Bahia, do Ceará, de Goiás, de Pernambuco e do Piauí.

Em 28 de março do corrente ano, o Engenheiro Agrônomo José Vivaldo Mendonça, assumiu o cargo de Diretor na CODEVASF estando a frente da Diretoria de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Brasil, vinculado ao Ministério da Integração Nacional.