Após anos de persistente luta pela segurança viária, o presidente do CIMA (Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica) e prefeito de Jussari, Antônio Valete (PSD), está novamente direcionando o foco para as perigosas “curvas da morte”, em particular a infame curva do Cassimiro, localizada entre Itabuna e Buerarema, na Bahia.

Os crescentes índices de fatalidades em acidentes ao longo da BR 101 têm levantado preocupações cada vez maiores. Em resposta a essa preocupação, Valete protocolou junto ao Ministério de Infraestrutura um pedido de providência, visando à realização de um estudo abrangente para avaliar possíveis falhas técnicas nos projetos da BR-101, nos trechos das curvas do Rio Branco (entrada do município de Arataca), Cassimiro (São José da Vitória/Buerarema).

O presidente destacou a urgência de abordar esse problema persistente, que tem ceifado vidas e deixado comunidades inteiras em luto. “Não podemos nos dar ao luxo de ignorar os altos índices de mortalidade nessas curvas perigosas. Cada vida perdida é uma tragédia evitável”, afirmou Valete.

Em 2021, Antônio Valete  já havia levado o problema aos governos estadual e federal, mas agora, em 2024, diante da continuidade dos acidentes e das perdas humanas, ele está renovando seus apelos por ação imediata.

Valete reiterou seu compromisso com a segurança viária e expressou esperança de que, com a colaboração dos órgãos competentes, seja possível encontrar soluções que salvem vidas e evitem futuras tragédias nessas rodovias cruciais para a região.