Case de sucesso, o projeto em levado esperança para os produtores de cacau da região, com o objetivo de aumentar a produção, reduzir a mão de obra, os custos de produção e de aumentar da lucratividade, o projeto já tem rendido bons frutos e vários produtores já viram a produção aumentar significativamente, a exemplo  do produtor Marcos Mello, de Una.

O evento, realizado na Fazenda Barragem, contou com a presença do prefeito de Mascote Arnaldo Lopes, do secretário de agricultura  Vicente Pires, de agrônomos, representantes de municípios consorciados ao Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e produtores da região.

A equipe, formada pelos técnicos agrônomos Ivan Costa, Rosenilton Klecius e pelo coordenador técnico do Instituto do Chocolate Erlon Botelho, realizou uma apresentação teórica e prática com apresentação de resultados e das técnicas aplicadas.

O Prefeito Arnaldo Lopes ressaltou a importância do projeto. “Sabemos que é importante buscarmos meios para alavancar a produtividade do cacau em todo Brasil, para quem sabe, voltarmos a ser o número um em exportação. Tenho visitado os produtores do nosso município para ver e entender quem realmente precisa do apoio da gestão”, ressaltou.

O projeto , que já foi apresentado pelo presidente do CIMA Antônio Valete a  Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), em Brasília, recebeu parecer de viabilidade pelo órgão,   atendendo critérios sociais, ambientais e de caráter preventivo levando em consideração os aspectos  climáticos e  a chegada de doenças que possivelmente podem atacar a cacauicultura, entre elas a monilíase do cacaueiro.