Na última quinta-feira, 26,  um treinamento referente ao projeto “Parceiros da Mata” foi realizado na sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), em Camacã, o projeto é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e tem como objetivo central fortalecer a conservação da Mata Atlântica na Bahia, uma das florestas tropicais mais ameaçadas do mundo, por meio de parcerias com os consórcios intermunicipais da região.

Para alcançar os objetivos almejados, o projeto dependerá significativamente da participação ativa dos consórcios intermunicipais, através da participação de uma equipe técnica, ligada ao convênio “Parceria Mais Forte”, que será encarregada de realizar levantamentos de campo detalhados e sistematizar informações essenciais para o sucesso do projeto.

Os recursos atribuídos serão direcionados para diversas áreas, incluindo o desenvolvimento de sistemas produtivos resilientes, iniciativas de proteção e recuperação ambiental, acesso a fontes de energia renovável, abastecimento de água, inclusão digital e socioprodutiva. O projeto também tem como meta a melhoria significativa na qualidade de vida de aproximadamente 100 mil famílias agricultores, assentadas da reforma agrária e de povos e comunidades tradicionais que habitam áreas rurais da Bahia.

O “Parceiros da Mata” representa um passo importante na direção da preservação ambiental e do bem-estar das comunidades rurais da Bahia. Com a colaboração ativa dos consórcios intermunicipais e o apoio das entidades envolvidas, este projeto promete ser uma descoberta para um futuro mais sustentável e equitativo para todos os envolvidos.