Nesta terça-feira (18) foi realizada na sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica(CIMA) em Camacã, uma reunião com representantes do CIMA e da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC) para apresentação de um projeto de construção habitacional sustentável e de baixo custo.

O projeto foi apresentado pelo Arquiteto Rafael Rubinsztajn Fogel do escritório Matéria Base e Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Na Bahia, a proposta é que o projeto seja realizado de forma colaborativa através do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIME que tem como Coordenador o professor Luciano Silva.

O Presidente do CIMA Antônio Valete falou da experiência vivenciada no município de Jussari, que no ano de 1988, foi pioneiro ao investir nesse tipo de construção. “Jussari foi um dos primeiros municípios do país a investir em construções sustentáveis, com a criação da Creche Municipal Mãe Mariêta construída em solo e cimento e de casas populares, uma iniciativa inovadora para a época e que hoje vem sendo replicada em tantos estados tendo em vista os benefícios para o meio ambiente, para a economia e para a sociedade”.

A proposta é que a sede própria do CIMA seja construída com a utilização das técnicas de construções  sustentáveis e que no futuro esse modelo seja adotado também pelos municípios consorciados para a construção de equipamentos públicos e de projetos habitacionais.

A reunião de apresentação contou com a presença do Vice-Presidente do CIMA e Prefeito de Camacã Paulo do Gás, do Prefeito de Mascote Arnaldo Lopes, de secretários e engenheiros dos municípios consorciados, da equipe técnica do CIMA e da AMURC.

Após a reunião a equipe realizou uma visita técnica no município de Jussari e pode ver de perto as construções que fazem parte não só da história do município, mas do portfólio de construções sustentáveis da Bahia.