O Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) recebeu nesta sexta-feira (13), no município de Camacan, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) que apresentaram a estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que tem o objetivo de integrar e qualificar os processos de gestão e de execução das políticas públicas para a agricultura familiar. Durante o encontro,  foi apresentado aos gestores dos municípios que compõem o CIMA,  um Plano de Ação para dinamizar a economia dos municípios.

O consórcio já possui contrato do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), executado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER), com investimentos das unidades da SDR, a exemplo da requalificação do laticínio em Jussari, construção de uma nova planta industrial em Canavieiras, novo equipamento para processamento de mandioca em Mascote, Camacan e Arataca e no sistema produtivo da piscicultura em Camacan.

Através do Parceria Mais Forte novos convênios serão firmados com o consórcio para a regularização fundiária, inspeção municipal e kits produtivos para levar melhorias na produção e renda para agricultores familiares que desenvolvem atividades nos sistemas produtivos da mandiocultura, cacauicultora, avicultura, piscicultura. Um investimento de aproximadamente R$6 milhões.

De acordo com o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, a discussão central foi uma política de desenvolvimento socioeconômico a partir do rural: “Fizemos uma estratégia de interagir os novos investimentos com os já existentes. A ideia é dinamizar a economia dos municípios, a partir do rural. A aceitação foi excelente, uma adesão de 100% das prefeituras, inclusive com ampliação do contrato de ATER, onde os municípios vão investir em mais técnicos para difundir essa tecnologia nova de integração das políticas públicas”.

Para o Presidente o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica e Prefeito de Jussari Antônio Bandeira Valete, potencializar as atividades agrícolas é sem dúvida um divisor de águas para o desenvolvimento da região. “Temos muitas terras agricultáveis, clima propício e mão de obra ociosa, mas infelizmente ainda precisamos trazer muitos alimentos de outros municípios e até de outros estados. Através do Programa Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia teremos a oportunidade de potencializar nossas ações no que diz respeito à mandiocultura, cacauicultura, avicultura, piscicultura, dinamizando a produção do homem do campo e atendendo as necessidades de nossos municípios e consequentemente desenvolvendo economicamente nossa região”.

O Consórcio CIMA é composto pelos municípios de Jussari, Itajú do Colônia, Santa Luzia, Camacan, Canavieiras, Una, Arataca, São José da Vitória, Pau Brasil e Mascote.

Imagens: Ueden Santana