O Mais ATER é um Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural  de iniciativa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com os consórcios públicos. O Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), composto pelos municípios de Jussari, Arataca, Santa Luzia, Una, Camacan, Pau Brasil, São José da vitória, Itaju do Colônia, Canavieiras e Mascote é um desses parceiros.

No Programa, são priorizados os sistemas produtivos de cada município de acordo com suas particularidades. Em nossa região, os sistemas potencializados são a cacauicultura, bovinocultura de leite e mandiocultura. O objetivo do programa é promover a qualificação daqueles que atuam diretamente no processo de produção, proporcionando o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, gerando renda para as famílias e consequentemente a melhoria da economia de cada município.

O CIMA tem buscado levar para os municípios consorciados, através da parceria com o Governo do Estado e com as Secretarias de Agricultura Municipais alternativas para o desenvolvimento Regional. “O nosso consórcio é formado por dez municípios que possuem suas bases econômicas nas atividades agrícolas, temos muitas terras agricultáveis, ainda não exploradas e, por isso, levar Assistência Técnica de qualidade e oportunizar o aprendizado de novas técnicas é tão importante. Para que o Mais ATER gere bons frutos é preciso do empenho e dedicação de todas as partes envolvidas, principalmente dos agricultores e das Secretarias de Agricultura dos Municípios”, informou o Presidente do CIMA Antônio Valete.

As etapas para a execução do Mais Ater incluem: Cadastro das famílias produtoras; Diagnóstico das demandas das famílias; Elaboração do Plano de Ação e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com o acompanhamento técnico e orientações aos agricultores e agricultoras atendidos. Nos municípios consorciados ao CIMA, as ações para cadastro e mobilização dos produtores  já foram iniciadas.

A ação integra a estratégia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), intitulada: Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, e é executada a partir de contrato firmado entre a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR) e os consórcios públicos municipais.

Fotos: Equipe Técnica CIMA