Visando o compartilhamento de conhecimento técnico entre os municípios consorciados foi criada a Câmara Técnica da Agricultura e Meio Ambiente do CIMA com o objetivo de  ajustar os procedimentos para a etapa de regularização fundiária e fortalecer as atividades das respectivas Secretarias de Agricultura dos municípios consorciados junto ao Programa de Assistência Técnica e Extensão rural Rural – Mais Ater, com foco na cacauicultura.

O Presidente do CIMA Antônio Valete ressaltou a necessidade do trabalho em conjunto para desenvolver a região. “Para evoluirmos é preciso união, seja para viabilizar projetos de desenvolvimento econômico, para desenvolver a agricultura ou para cuidarmos do meio ambiente. Através da Câmara Técnica o CIMA poderá auxiliar os municípios na busca de resolução para muitas demandas. Quando nos ajudamos toda a região ganha.”

A reunião que contou com a presença dos Secretários de Agricultura dos municípios consorciados e de lideranças políticas, teve como objetivo eleger o presidente da Câmara Técnica de Agricultura e ajustar os procedimentos para a etapa de regularização fundiária, fortalecendo assim, as atividades das respectivas Secretarias de Agricultura dos municípios consorciados junto ao Programa de Assistência Técnica e Extensão rural Rural – Mais Ater, com foco na cacauicultura.

Eleita Presidente da Câmara Técnica por unanimidade Lucélia Berberbet que é Secretária de Agricultura de Jussari defendeu a participação efetiva dos municípios para o bom andamento dos trabalhos propostos pela Câmara.

Além da instituição da Câmara Técnica, pautas como meio ambiente, regularização fundiária, kits produtivos, ações efetivas para o desenvolvimento da agricultura e projetos em andamento no CIMA e nos municípios também foram debatidas.