Nesta segunda e terça-feira 11 e 12 de dezembro, a Prefeitura municipal de Jussari, realizou com o apoio do SEBRAE, CIMA, AMURC e Instituto do Chocolate, a Oficina Cidades Empreendedoras, mediada pelo Instituto LICI, com a missão de envolver a comunidade e os poderes executivo e legislativo, na construção de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa visa conhecer o município em sua essência, identificando potencialidades e deficiências a partir das diversas perspectivas presentes na comunidade.

De acordo com o Presidente do CIMA Antônio Valete a Oficina Cidades Empreendedoras é parte integrante Encontro Internacional do Clima, que será realizado no próximo ano. “Ao aliar à expertise de entidades renomadas  à voz da comunidade, a Oficina Cidades Empreendedoras está pavimentando um caminho inovador e participativo para o desenvolvimento sustentável , que neste primeiro momento foi realizado em Jussari, mas, que poderá inspirar todos os municípios do CIMA é preciso compreender de onde estamos partindo e qual direcionamento precisamos tomar para continuar crescendo”.

Sobre a oficina

No primeiro dia várias rodas estratégicas foram trabalhadas, proporcionando um espaço dinâmico para o diálogo entre moradores, equipe gestora, sociedade civil organizada, lideranças e empreendedores locais. Essa diversidade de vozes permitiu uma análise multifacetada da realidade do município, resultando em dados importantes que serão fundamentais na elaboração de estratégias sustentáveis.

Nesta terça-feira, dia 12, a Oficina Cidades Empreendedoras realizou um novo marco ao apresentar quatro projetos prioritários, todos eles fundamentados nos resultados do diagnóstico elaborado durante as rodas estratégicas. Esses projetos surgem como propostas concretas e aprovadas às necessidades reais da comunidade, traçando um mapa para o desenvolvimento equitativo e sustentável do município. Além disso, uma comissão foi formada com o objetivo de acompanhar os projetos propostos.

Para a Gerente Regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo, as Oficinas Cidades Inteligentes são importantíssimas para que os municípios construam um percurso de crescimento, inclusão e sustentabilidade, que os projetos sugeridos sejam alicerces para uma transformação coletiva, melhorando a qualidade de vida no município a partir da implementação de politicas que conversem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, reforçou.