Leonardo Fernandes

O Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) , composto por doze municípios (Arataca, Camacã, Canavieiras, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Buerarema, Itapebi e Una) , realizou a COPA CIMA DE FUTEBOL, que teve seu jogo final , no último domingo, 1 de maio , dia do trabalhador, no estádio Ribeirão na cidade de Camacã, entre as seleções de JUSSARI e MASCOTE. Mas o que é esse consórcio? Esses municípios, juntos, buscam soluções para garantirem seu desenvolvimento, alcançarem sua autossuficiência e consequentemente o crescimento econômico e social de toda região. O CIMA desde a sua criação, desponta como mola propulsora para resolver as urgências dos municípios, principalmente na parte de infraestrutura. Além de convênios firmados e todos os aspectos burocráticos que envolvem o funcionamento e desenvolvimento de uma cidade.

E por falar em cidade, como se constrói uma?

Para responder tal questionamento, poderíamos viajar no tempo e nos entorpecermos lendo sobre a Atlântida do Filósofo Platão, uma cidade perfeita, muito rica e totalmente justa. Saindo do mito de Atlântida e passeando no universo da MARVEL, assistimos nas telas dos cinemas ao filme Pantera Negra, que nos apresentou a Wakanda. uma cidade totalmente tecnológica e futurística. Ah, mas olha que interessante! Também existe o projeto da “Wakanda da vida real”. Recentemente, o cantor estadunidense Akon ganhou manchetes ao anunciar um avanço para o seu plano de construir uma cidade inteligente futurística no Senegal.

Por mais que necessitemos e reconheçamos a importância da infraestrutura de uma organização urbana ou rural, não podemos esquecer que a maior riqueza de uma cidade, é o seu POVO. Não se ergue uma cidade apenas com ferros e concreto, uma cidade, sobretudo tem que valorizar e reconhecer sua GENTE, sua cultura. A palavra CULTURA tem origem no latim “colere” que significa cuidar, cultivar, crescer, então na essência da palavra, é cuidar de sua GENTE , crescer com sua GENTE, se erguer com sua GENTE. A COPA DE FUTEBOL CIMA, tinha como um dos seus pré-requisitos, que os atletas fossem das suas respectivas cidades. A priori, você pensa: não pode inscrever atletas de outros municípios. Mas ampliando o seu ângulo de visão, você perceberá que a ideia é: vamos valorizar nossos atletas, NOSSA GENTE! A região vivenciou meses de euforia nos municípios que compõem o Consórcio. Os domingos pulsavam na cadência elevada dos atletas. Já as segundas-feiras eram marcadas pela resenha da “boleragem”, pela expectativa do programa de palito, ao vivo pelo Facebook. Aqui eu faço um destaque para esses profissionais. Fizeram uma cobertura esplendorosa. Com narrações empolgantes, comentaristas “de olho no lance”, os requintes de profissionalismo nos remetiam para o campo das coberturas televisivas. Parabéns!

Perceber que, tão valioso quanto a infraestrutura de uma cidade é a SUA GENTE, é a forma mais sublime de respeitar a sua cultura. As cidades respiravam a COPA. O envolvimento foi muito maior do que a ideia de um campeonato. Os estádios e/ou campos lotados. Torcidas se organizando, confeccionando camisas para torcer pela sua Seleção. Homens, mulheres, crianças torcendo pelos seus municípios. O POVO com autoestima elevada. Familiares, amigos, meros desconhecidos dando força para os atletas. Galera, os atletas são os filhos, os netos, os alunos, o seu amigo… Aquele que você viu nascer, que cresceu com você , que foi seu colega na escola, eles estavam ali, representando cada um de nós.

Parabéns para o Consórcio CIMA, foi um evento memorável. Parabéns para todos os municípios que abrilhantaram o campeonato. Parabéns para os Municípios de JUSSARI e MASCOTE QUE CHEGARAM À FINAL. Parabéns para JUSSARI que se sagrou campeão da 1ª COPA CIMA. Que tenhamos em um futuro breve, A COPA CIMA FUTEBOL FEMININO, a criação da LIGA CIMA DE CICLISMO, o encontro CIMA DE CAPOEIRA, A COPA CIMA DE FUTSAL, de VÔLEI, BASQUETE… que o Consórcio vá para CIMA e cuide de sua gente.

Quem foi aos estádios, aos campos ou assistiu através das transmissões pelo Facebook e só viram o futebol, eu digo: vocês não enxergaram o melhor do jogo .

Autor Leonardo Fernandes-Léo Sports

Imagens: Ueden Luz e Ascom dos municípios consorciados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *